

Ila El Nour
Sou terra que dança a própria luz
Sobre

Ila El Nour é a identidade artística de Tuane Rodrigues, psicóloga e multiartista afro-indígena com mais de duas décadas de trajetória nas artes do corpo e do cuidado.
Com atuação interseccional entre arte, saúde e educação, desenvolve oficinas e vivências em danças egípcias com foco no estilo Baladi, integrando fundamentos técnicos à pesquisa histórica e filosófica do Antigo Egito (Kemet).
Sua abordagem parte da afirmação do Egito como civilização africana, valorizando o corpo negro como território de memória e resistência.
Através de um trabalho que une teoria e prática, Ila promove experiências artísticas que conectam saberes ancestrais à expressão corporal.
Seus workshops têm como foco a valorização da cultura afrodiaspórica, a promoção da saúde integral por meio do movimento e a espiritualidade como dimensão educativa.
Com metodologia autoral, utiliza elementos do baladi e danças egípcias para despertar o corpo como instrumento de reconexão, pertencimento e cura.
Experiências em Dança Egípcia e Corpo Ancestral
Experiências formativas de curta ou média duração (2h a 6h), com foco em dança, espiritualidade e reconexão. Abordam teoria e prática das danças de Kemet, com introdução ao estilo baladi, rodas de partilha e técnicas corporais que despertam o corpo como território sagrado.
Indicado para: coletivos, festivais, espaços de cura e centros culturais.
Formações mais aprofundadas, ideais para ciclos contínuos, residências artísticas ou projetos de educação e saúde. Incluem conteúdos teóricos, práticas corporais regulares e pesquisa simbólica das danças egípcias em diálogo com a afrodiáspora.
Indicado para: instituições de ensino, projetos sociais e grupos com foco em processos de formação artística.